“Coronéis PM aposentados mandam menos que cabos da ativa”, diz José Vicente da Silva Filho

Por Paulo Henrique Arantes

“A tropa da PM em São Paulo está muito bem disciplinada”. A afirmação é do coronel PM reformado José Vicente da Silva Filho, que foi secretário nacional de Segurança Pública (governo Fernando Henrique Cardoso).

José Vicente, de carreira reverenciada na PM paulista, comentou para o Brasil 247 a manifestação do coronel aposentado Homero Cerqueira, que em suas redes sociais atacou o STF e concitou a população para os atos contra a democracia que bolsonaristas programam para 7 de setembro.

“Coronéis aposentados, como eu, mandam menos que cabos da ativa. Eles não têm influência sobre a tropa ativa, que está muito bem disciplinada”, disse José Vicente.

Mais cedo, o governador João Dória afastou o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, Aleksander Lacerda, que também fez manifestações contra o STF.

Sobre o caso, assim analisou José Vicente: “O coronel Aleksander é da ativa, suas manifestações são inaceitáveis por ofender autoridades, uma delas seu chefe, o governador. Mas é o único da ativa, e essas manifestações não influenciam  automaticamente a tropa”.

Graduado em Psicologia e mestre em Psicologia Social pela USP, José Vicente da Silva Filho já prestou consultoria em segurança para o Banco Mundial, a Febraban, a Fiesp e os governos de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Acre.

Deixe um comentário